Salão de Frankfurt começa a coleccionar… marcas ausentes

A indústria não pára de evoluir e agora até o futuro dos salões automóvel, ao longo de um século os grandes eventos por excelência, começa a ser posto em causa! Depois de Paris, no ano passado, também o salão de Frankfurt, a realizar-se em Setembro próximo, será marcado pelas ausências de marcas de peso, algumas já confirmadas.

Nissan, Volvo, Peugeot, DS, Fiat, Alfa Romeo, Mitsubishi, Jeep e Infiniti foram os primeiros construtores a anunciar que não estarão naquele que é, pelo menos em área, o maior salão automóvel europeu. Ausências já confirmadas pela organização do IAA (a sigla por que é conhecido o certame germânico) que disse lamentar a opção das marcas. Mas o lote poderá não ficar por aí… Por exemplo, é estranho que Peugeot e DS tenham anunciado a ausência mas que a Citroën não as acompanhe nessa decisão.

Por um lado, há vários construtores que começam a olhar para o avultado investimento que representa a presença num salão desta dimensão – na casa dos vários milhões de euros –, preferindo canalizá-lo para outro tipo de acções. Por outro, o salão de Frankfurt sempre foi um palco para os construtores alemães brilharem com forte intensidade, pelo que muitas outras marcas terão feito contas, concluindo que não valeria a pena o investimento para ficarem ofuscadas pelos mega "stands" que as marcas germânicas têm no IAA, normalmente pavilhões inteiros em exclusividade!

Com as ausências verificadas em Paris, depois em Detroit e agora anunciadas para Frankfurt, começamos a assistir a uma nova era da indústria automóvel, até na forma como comunica e apresenta as suas novidades...

Em destaque